Aviso aos navegantes desta galera.


Ótimas Notícias:
1.Depois de longo período inativo, nosso computador já está recuperado!!!
2.Apesar desse longo período de inatividade, o blog www.esperantoforadatoca.blogspot.com foi incluído no rol dos concorrentes que participarão da 2ª fase do concurso TopBlog2010,na categoria COMUNICAÇÃO( pessoal).
Detalhe: na lista, em ordem alfabética, dos selecionados,procurar dentre os que começam com as letras "www".



Estou em plena fase de recuperação. Só estou apanhando no uso do lap top. Daí, provisoriamente, não poder responder as mensagens dos queridos amigos.

27 junho 2006

SENTA AÍ, TALITA!(Acredite, se puder)

Talita:
Remexendo meus arquivos, a procura de um outro assunto que gostaria de incluir neste nosso livrinho, deparei-me com o texto abaixo, escrito em junho de 1996, precisamente há 10 anos. Ah, que saudades das minhas caminhadas quilométricas, respirando o ar puro de Araras!As limitações impostas pela saúde física, são evidentes e compreensiveis.Felizmente,a saúde mental continua vigorosa!

ACREDITE, SE PUDER
(FJGM- junho de 1996)



Nos últimos anos adquiri um hábito fantástico: caminhar, diariamente, de 6 a 8 km. Só o exercício físico já seria o suficiente para proporcionar resultados muito positivos. Acontece que, ao caminhar, procuro pôr em prática outros exercícios mais ligados ao plano das idéias, da imaginação. E foi justamente durante uma das recentes caminhadas, enquanto respirava o ar puro das montanhas, subindo e descendo longos trechos da estrada, sentindo a brisa fresca e o perfume suave da vegetação, que me ocorreram estimulantes indagações filosóficas, relacionadas à expansão da consciência humana.

Gostaria de compartilhar com muitas pessoas as idéias que me vieram à mente. É possível que algumas dessas pessoas venham , então, a sentir o mesmo prazer que experimentei, enquanto meditava sobre os diferentes níveis de consciência que distinguem os seres vivos.

Não sei o que me levou a pensar, inesperadamente, nas baleias e nos grupos humanos que se empenham na proteção desses animais.

Até agora, suponho que as baleias não tenham noção da existência de seres que possam vir a se preocupar com a preservação dessa espécie animal. Aliás, suponho também, que elas não cheguem sequer a suspeitar do que vem a ser "preocupar-se", "preservação", "espécie" e muito menos a integração desses conceitos.

O fato de as baleias não terem consciência da existência de entidades que zelam pela sua preservação não impede que tais entidades proliferem e persistam lutando para protejê-las.

E nós, homens, não seremos também animais desprovidos de uma consciência - pelo menos no estado atual - capaz de perceber a existência de seres, entidades ou forças superiores que, analogamente ao que ocorre com as baleias, zelam pela preservação desta pobre espécie?

Não admitir a possibilidade da existência de algo inteligente que esteja fora do alcance da nossa percepção não garante, absolutamente, que esse algo seja apenas fruto de uma imaginação doentia.

Os movimentos a favor da ecologia estão se aprimorando a cada dia, independente dos integrantes dos reinos mineral, vegetal e animal terem ou não consciência do que está sendo feito a respeito.

Não deixa de ser estimulante admitir a possibilidade de haver alguma força misteriosa e incorpórea que esteja batalhando a nosso favor. O que parece mais absurdo: admitir esta hipótese, com base na humilde constatação das nossas limitações perceptivas, ou negá-la, peremptoriamente, com base na presunçosa certeza de que somos racionalmente infalíveis?

No início desta conversa, disse que gostaria de compartilhar com muitas pessoas as idéias que me vieram à mente. A troco de quê teria eu este objetivo? Simplesmente pelo prazer de estar possibilitando que outros sintam a mesma alegria que senti. Alegria decorrente de haver encontrado uma pista, um recurso, um motivo capaz de fortalecer a fé que muitas vezes se apresenta vacilante, particularmente, quando atravessamos momentos difíceis.

Amigo leitor, desejo sinceramente que este texto lhe traga algum benefício. Admita que o fato do autor não o conhecer pessoalmente não chega a afetar a intensidade do desejo de lhe ser , eventualmente, útil. Acredite, se puder.



Um comentário:

Anônimo disse...

OI Vô!

Lembro-me claramente desse texto, o q me fez por sua vez, lembrou-me um outro que gostei demais: O centéssimo macaco.
Vc já tem algum artigo sobre ele? Vale a pena ter algo aqui.

Bjo grande
Da netinha
Mariana