Aviso aos navegantes desta galera.


Ótimas Notícias:
1.Depois de longo período inativo, nosso computador já está recuperado!!!
2.Apesar desse longo período de inatividade, o blog www.esperantoforadatoca.blogspot.com foi incluído no rol dos concorrentes que participarão da 2ª fase do concurso TopBlog2010,na categoria COMUNICAÇÃO( pessoal).
Detalhe: na lista, em ordem alfabética, dos selecionados,procurar dentre os que começam com as letras "www".



Estou em plena fase de recuperação. Só estou apanhando no uso do lap top. Daí, provisoriamente, não poder responder as mensagens dos queridos amigos.

22 novembro 2006

SENTA AÍ, TALITA!( Aê, leque: Tu não és burro, não!)

A notícia me chegou através da Natalia, que por sua vez a recebeu da Talita: " -Vô , você não vai acreditar!". Sem dar tempo para minha indagação, foi logo dizendo: -O Guilherme deu aula de Química para o primo Dudinha. Ainda vibrando com a façanha do irmão, tido e havido como um cabra que não é lá muito chegado aos estudos, acrescentou : - Imagina qual o comentário do agradecido discípulo do Gui, que também é tido e havido como um grande amigo do livro, pois está sempre demonstrando sua fidelidade ao companheiro inseparável(- Tô contigo, e não abro!) ..."-Aê, leque: Tu não és burro, não!"
Juro que cheguei a ficar com inveja do Prof. Gui, pois durante as minhas tentativas de passar algumas informações da área da matemática para salvar o neto Dudinha das incômodas "recuperações de fim-de-ano" jamais havia recebido um elogio daquele jaez:-Vô, tu não és burro , não! É bem verdade, que nesta altura da vida já não sinta mais necessidade desse tipo de estímulo. Mas, na minha fase de moleque, quando não revelava pendores para qualquer tipo de estudo , e tinha minhas dúvidas quanto à capacidade de acompanhar o ritmo dos bem-dotados colegas do Colégio Militar do Rio de Janeiro, qualquer comentário favorável ao meu comportamento como estudante era capaz de mexer com os meus brios e provocar mudanças indeléveis. Ouvir, casualmente, um elogio feito por uma mãe carinhosa, em conversa com outros adultos deixa marcas profundas. Um simples comentário de um professor de Geografia e outro de um professor de Inglês mexeram com a minha auto-estima. Certa vez surpreendi minha mãe comentando com uma amiga: - Esse garoto tem tiradas incríveis; fala pouco, mas às vezes nos surpreende com intervenções interessantes. O assunto estava relacionado a um termo muito empregado lá em casa, casa de médico que freqüentemente indagava do funcionamento dos intestinos da prole que ficava sob os cuidados da D.Noemï: - Como está a evacuação do menino? Respondia ela: "- Melhorou, mas ainda se apresenta sob a forma de cíbalos." Diante do olhar atento do menino, a mãe perguntou: - Você sabe o que são cíbalos, meu filho? Sei sim, respondeu o guri: - Cíbalos , são silabas das fezes. Imaginem a surpresa da orgulhosa mãe com a resposta do caçula. E vocês, seriam capazes de imaginar o que os elogios pela resposta poderiam provocar na cabeça de alguém , até então cheio de dúvidas quanto à própria inteligência?
Outra passagem interessante, que gerou grandes mudanças no meu comportamento de estudante desligado, que vivia no mundo da lua, aéreo ao que se passava nas salas de aula, ocorreu quando ainda estava no 3º ano ginasial ( atualmente, 7ª série do ensino fundamental). Havia no CMRJ um professor de Geografia, extremamente rigoroso,que irritado com o modo irreverente como alguns colegas apresentavam ponderações sobre eventuais equívocos na correção das provas a que eram submetidos, resolvia reexaminá-las com redobrado rigor, o que invariavelmente provocava redução da nota obtida. Eis que, numa dessas ocasiões, um dos seus alunos mais fracos, dirigiu-se a ele da forma que lhe pareceu a mais respeitável, solicitando ajuda no sentido de apontar o motivo de determinada correção, uma vez que não tencionava cometer o mesmo engano em situações futuras. Resultado: ao invés de uma redução da nota anterior, o que se ouviu foi um inesquecível elogio público pela forma diplomática utilizada pelo aluno para a obtenção do seu intento. Nota aumentada. Atenção redobrada nas aulas subseqüentes, para não decepcionar o mestre com os vôos rasantes e viagens espaciais que costumava realizar durante as aulas.
Grandes mudanças ocorreram a partir do estímulo recebido. Fica uma lembrança: " O verdadeiro malandro é aquele que deixa de ser malandro só de malandragem!",
Bem , o que gostaria de deixar aqui registrada não é apenas a satisfação de ver os progressos alcançados pelos netos, mas particularmente a amizade, a solidariedade, a camaradagem, a gratidão que une irmãos e primos. Essa turminha não me surpreende mais; sei que todos possuem o ferramental necessário para se tornarem muito bem sucedidos na vida. Até hoje, os argumentos usados para convencer aos outros da necessidade do estudo têm sido predominantemente relacionados ao êxito pessoal, às conquistas por um bom emprego.Torço para que no futuro o foco seja outro: " estude para poder se tornar mais útil à humanidade."
Mestres Guilherme e Dudinha, obrigado pelas lições que vocês nos têm dado!
Aê, leques, vocês não são burros, não!
Vô Fernando
Recado para o Gui: Já transmiti para o Dudinha, em primeira mão, a notícia da sua recente aprovação no vestibular do IBMEC-RJ. Valeu, leque!