Aviso aos navegantes desta galera.


Ótimas Notícias:
1.Depois de longo período inativo, nosso computador já está recuperado!!!
2.Apesar desse longo período de inatividade, o blog www.esperantoforadatoca.blogspot.com foi incluído no rol dos concorrentes que participarão da 2ª fase do concurso TopBlog2010,na categoria COMUNICAÇÃO( pessoal).
Detalhe: na lista, em ordem alfabética, dos selecionados,procurar dentre os que começam com as letras "www".



Estou em plena fase de recuperação. Só estou apanhando no uso do lap top. Daí, provisoriamente, não poder responder as mensagens dos queridos amigos.

14 julho 2006

SENTA AÍ,TALITA!(O centésimo macaco)

CENTÉSIMO MACACO
(Artigo publicado no Diário de Petrópolis, em 27.11.1999)
*Fernando J G Marinho

Tendo encontrado, em quatro ou cinco obras de autores diferentes, alusões ao interessantíssimo fenômeno conhecido como "Centésimo Macaco", passei a percorrer livrarias em busca de maiores informações sobre o assunto.
Em julho de 1993, por ocasião do 29° Congresso Brasileiro de Esperanto,em São Paulo-SP, finalmente localizei junto à uma centena de outros títulos editados no idioma internacional o livro "La Centa Simio", que foi publicado na Holanda pelo "Internacia Esperanto-Instituto". Amparado pelas palavras do próprio autor - que dispensou as reservas de direitos autorais e solicitou a reprodução total ou parcial de sua obra, para ser divulgada no maior número possível de línguas à maior quantidade possível de pessoas - senti-me extremamente motivado a vertê-lo do esperanto para o português e a fazer com que a Cooperativa Cultural dos Esperantistas( RJ) o publicasse.
São palavras do autor, Ken Keyes , Jr.:
"Este livro não trata de futilidades. Ele indica como agir, com relação à nossa vida e ao nosso mundo. Ele nos diz como permanecermos vivos. Ele aborda a enormidade dos perigos nucleares. Mas, nos revela a surpreendente possibilidade de mudarmos a seqüência dos fatos. "
Parece-me que a maioria das pessoas necessita de um "empurrãozinho extra" para realizar qualquer coisa fora da rotina. Ken Keyes nos conta como ocorreram os empurrõezinhos que o levaram a escrever o Centésimo Macaco.
Certamente, temos recebido no decorrer de nossas vidas vários empurrõezinhos. Muitas vezes chegamos a pensar em iniciar um empreendimento, uma viagem, um curso, uma carta, uma dieta, um tipo de abstinência, um plano, mas não levamos a idéia adiante. É provável que estejamos dependendo apenas daquele estímulo fundamental, "o centésimo", o que irá transformar nosso estado de espírito e desencadear as ações desejáveis. Pense nisso. Agora, conheça a história do Centésimo Macaco :
"Durante mais de trinta anos, um tipo de macaco japonês (Latim: Macaca fuscata) foi analisado em estado selvagem. Em 1952, pesquisadores deram batatas-doces aos macacos da ilha Koshima. As batatas caíram na areia. Os símios gostaram do sabor das batatas cruas, mas acharam desagradável o da areia. Uma fêmea de dezoito meses, chamada Imo, descobriu que poderia resolver o problema lavando as batatas num riacho próximo. Ela ensinou sua esperteza à própria mãe. As amigas também aprenderam esta nova maneira de proceder e a transmitiram para as respectivas mães. Diante dos olhares dos pesquisadores, esta novidade cultural foi sendo, gradativamente, aprendida por vários macacos. Entre 1952 e 1958 todos os jovens macacos aprenderam a lavar batatas sujas de areia, para torná-las mais saborosas. Somente os adultos que imitaram seus filhotes, aprenderam esse tipo de evolução social. Outros adultos permaneceram comendo batatas sujas.
Eis que acontece algo sensacional: No outono de 1958 um certo número de macacos da ilha Koshima ( o número exato é desconhecido) lavava batatas. Suponhamos que ao alvorecer daquele dia, havia na ilha 99 macacos que já tinham aprendido a lavar batatas. Suponhamos ainda, que em seguida, naquele mesmo dia, um centésimo macaco aprendeu a lavar batatas. Nesse instante algo importante aconteceu! Naquela tarde, quase todos os membros do grupo haviam lavado as batatas antes de comê-las. A energia acrescentada pela adesão do centésimo macaco, de alguma forma, provocou uma eclosão ideológica! Mas, vejam bem! O que mais surpreendeu os pesquisadores foi o fato de o hábito de lavar batatas haver, espontaneamente, cruzado os mares. Colônias de macacos de outras ilhas e do monte Takasaki, da ilha Kiusho, começaram a lavar suas batatas( "Lifetide", de Lyall Watson, p.147-148, Bantan Books,1980. Este livro fornece outros fascinantes detalhes). Conclui-se que, quando uma quantidade de indivíduos que adquiriram determinado conhecimento atinge certo número crítico, esse novo saber pode ser transmitido de uma mente para outra. Embora o número exato possa variar, o fenômeno do centésimo macaco significa que, quando apenas um número limitado de pessoas sabe de um caminho, este pode permanecer como propriedade da consciência dessas pessoas. Mas existe um ponto a partir do qual basta que apenas mais uma pessoa sintonize com essa nova consciência, para que seja fortalecido um campo capaz de expandir essa consciência atingindo quase todas as pessoas."

**************************************************************************************

Rio, 14.07.2006

Grande Mariana!
Li o seu comentário a respeito do " Acredite, se puder", e a sugestão de incluir o texto acima no livrinho da prima Talita. Aproveito a oportunidade para dizer que o fenômeno do centésimo macaco não é aceito por muitos pesquisadores como uma verdade absoluta. Divergência de opiniões e de crenças não é coisa rara, mesmo entre cientistas de renome. Ainda que venha a ser comprovado que parte das experiências narradas em " Lifetide" seja fruto da imaginação do seu autor, Lyall Whatson , não poderemos negar os positivos resultados advindos da aceitação do fenômeno em questão como verdadeiro. O próprio Ken Keynes nos revela como ocorreram os " empurroezinhos" que o levaram a escrever " O centésimo macaco", onde ele aborda a enormidade dos perigos nucleares , outro assunto extremamente polêmico. Prosseguindo nas minhas reflexões, lembrei-me das famosas fábulas de Esopo. As fábulas e as metáforas de um modo geral podem ser meras criações de seus autores( ficção pura) , mas o que fica e muitas vezes produz resultados reais surpreendentes, são os conceitos assimilados como " moral da história".

Para saber mais sobre O CENTÉSIMO MACACO, veja as dicas fornecidas pelo amigo Jozefo Pacheco , proprietário da lista http://br.groups.yahoo.com/group/esperanto-br/ :

Massa crítica e mutação :
http://www.cetico.hpg.ig.com.br/macaco.html
http://www.geocities.com/lgvianna/CentesimoMacaco.htm