Aviso aos navegantes desta galera.


Ótimas Notícias:
1.Depois de longo período inativo, nosso computador já está recuperado!!!
2.Apesar desse longo período de inatividade, o blog www.esperantoforadatoca.blogspot.com foi incluído no rol dos concorrentes que participarão da 2ª fase do concurso TopBlog2010,na categoria COMUNICAÇÃO( pessoal).
Detalhe: na lista, em ordem alfabética, dos selecionados,procurar dentre os que começam com as letras "www".



Estou em plena fase de recuperação. Só estou apanhando no uso do lap top. Daí, provisoriamente, não poder responder as mensagens dos queridos amigos.

02 maio 2006

SENTA AÍ, TALITA ! (Contar carneirinhos? Já era!)


Ultimamente , com esse desafio de escrever o SENTA AÍ, TALITA! , acabei notando que o meu sono vinha sofrendo algumas alterações. A primeira etapa do repouso do guerreiro, como até hoje acontece, transcorre normalmente : apago imediatamente, ao primeiro contato com o travesseiro. Mas, no meio da madrugada, depois de algumas horas de descanso e de satisfazer a mais corriqueira das necessidades dos idosos, voltava para a cama e começava a me preocupar com a estruturação dos capítulos desta "obra-prima". Justo nesse momento , as lembranças de inúmeros fatos povoavam a minha mente e roubavam o meu sono. Pois, foi exatamente uma dessas lembranças que me trouxe a solução para a incipiente insônia : Por que não fazer uso da auto- hipnose, já que eu a conhecia de longa data? Passei a fazê-lo e o problema foi resolvido. Querem saber os detalhes de como venho driblando a insônia? Pois não. Sugiro, no entanto, que , inicialmente , leiam sobre as origens do meu interesse pela hipnose.
Por volta de 1959, quando era ainda 1°Tenente e servia no então 1° Batalhão de Engenharia de Combate, em Santa Cruz,zona oeste do Rio de Janeiro, fui convidado pelo médico da Unidade, Ten Dr. Silvio, para , segundo suas palavras, assistir a um fenômeno interessante. Vocês deverão estar se perguntando se há necessidade de entrar em tantos detalhes para contar um caso como o que pretendo narrar. Afirmo que sim. As histórias relacionadas à hipnose costumam ser tão extraordinárias que , se não forem bem documentadas, facilmente caem no descrédito geral. Prossigamos. Uma vez aceito o convite para presenciar o fenômeno, nos dirigimos para o gabinete odontológico do Quartel, onde nos aguardavam o dentista ( Dr. Macri. Se não me engano era esse o seu nome) e um soldado , seu paciente. Enquanto o médico, Dr.Silvio, hipnotizava o soldado e descrevia os resultados esperados, o dentista ia realizando, tranqüilamente, as ações que lhe competiam. Lembro-me, perfeitamente, de algumas das afirmações do médico (ausência de salivação,ausência de qualquer sensação desagradável, desprendimento gradativo da raiz do dente que estava sendo extraído,contração de vasos e artérias, eliminando eventuais hemorragias) ,de alguns procedimentos do dentista( extração de um dente,sem necessidade de anestesia) e das reações do organismo do soldado, correspondendo exatamente ao que ia sendo descrito pelo médico. Impressionado com o que vira, revelei ao Dr. Silvio o meu interesse em receber umas aulas sobre o emprego da hipnose. " Marinho, se você conseguir mais uns 5 interessados, dispostos a pagar o que eu paguei no curso que fiz, poderemos pensar no assunto." - foram as palavras do Silvio. A partir daí , comecei a busca de interessados. A primeira pessoa que abordei foi um sargento do meu pelotão. Rebelo, era o seu nome. Resposta do Rebelo ao meu convite: "Tenente, eu já sei hipnotizar. O Senhor não precisa pagar nenhum curso. Vou lhe indicar o livro que utilizei para o meu aprendizado". Em seguida, chamou um dos nossos soldados e passou a demonstrar que de fato conhecia a técnica da hipnose e obtinha resultados impressionantes. Autor do livro indicado pelo Rebelo: Dr. Karl Weissmann, então psiquiatra da Penitenciária de Neves, Minas Gerais. Nome da obra: O HIPNOTISMO -psicologia, técnica e aplicação ( Editora Martins, 196? )
A leitura da obra do Dr Karl Weissmann foi suficiente para dar-me condições de provocar fenômenos verdadeiramente fantásticos. Mas, é bom que se diga, não basta saber provocar fenômenos, há que se observar também uma série de recomendações encontradas em outras obras. É fundamental que se leia sobre os aspectos éticos, legais e religiosos da hipnose.
Ainda voltaremos ao assunto várias vezes, pois não faltarão histórias para contar.
Agora, ao problema da nossa insônia! Uma vez percebido que era a concentração da atenção na procura de caminhos para a estruturação deste livro o que estava perturbando o nosso sono, o aconselhável seria utilizar alguma técnica que permitisse desviar essa atenção para outro objeto, o que aliviaria a tensão e facilitaria o relaxamento. Foi aí que comecei a me concentrar no ato da minha própria respiração, imaginando o percurso percorrido pelo ar, o relaxamento provocado pela oxigenação do sangue , e, conseqüentemente , a me esquecer das preocupações anteriores.
Bem,se vocês acham complicado imaginar o funcionamento do próprio aparelho respiratório, apelem para aquele método ancestral da contagem dos carneirinhos. O resultado é o mesmo:
A atenção que estava voltada para os problemas passa a ficar voltada para a contagem dos carneirinhos.
Para terminar, um caso real:
Não estou bem lembrado se o fato aconteceu com a Talita, com a Natália ou com o Guilherme, quando eram bem menores. Um desses heróis , havia ido dormir na nossa casa. À noite, estava um pouco excitado e custando a pegar no sono. Explicou para o avô que isso o estava preocupando. Propus então que ouvisse a história que eu iria contar.É claro, que depois de descrever o cenário de uma bela fazenda, com riacho, lago, animais e tudo que tinha direito, surgiria uma cena em que carneirinhos iriam saltar uma cerca. Aí começaria a contagem (ilimitada) dos bichinhos. A coisa estava indo às mil maravilhas. O neto já estava quase fechando os olhinhos. De repente interrompe "a filmagem mental" e me diz: "-Vô, não consigo contar os carneirinhos, eles estão todos embolados." Foi só determinar que os bichinhos entrassem em fila indiana para pular o único lugar da cerca que permitia a passagem para o outro lado. Problema resolvido, ronco iniciado!
Bem, nosso objetivo não era, absolutamente, dar uma aula de hipnose. Desejei apenas passar para os amigos leitores a idéia de que a hipnose é um tema muito mais sério e muito mais importante do que se possa imaginar.

Anotações:
Meu caro Eurípedes, o livro citado nesta história enquadra-se no rol dos "emprestados, adeus!"
Este é o arquivo "senta 003"
09 fevereiro 2003
FJGM