Aviso aos navegantes desta galera.


Ótimas Notícias:
1.Depois de longo período inativo, nosso computador já está recuperado!!!
2.Apesar desse longo período de inatividade, o blog www.esperantoforadatoca.blogspot.com foi incluído no rol dos concorrentes que participarão da 2ª fase do concurso TopBlog2010,na categoria COMUNICAÇÃO( pessoal).
Detalhe: na lista, em ordem alfabética, dos selecionados,procurar dentre os que começam com as letras "www".



Estou em plena fase de recuperação. Só estou apanhando no uso do lap top. Daí, provisoriamente, não poder responder as mensagens dos queridos amigos.

03 maio 2006

SENTA AÍ, TALITA ! ( Uma colega adorável)

Rio,12.2.2003 (4a feira)
Oi,Talita! Alô-ô!

No domingo passado contei para a Heloisa ( para quem não sabe,minha nora, mãe da famosa dupla Eduardo/Betina) sobre o nosso livro. Ela me perguntou se eu já tinha um esboço completo da obra. Disse que não, pois pretendo ir escrevendo , como fazem os cronistas,isto é, na medida em que fatos forem acontecendo e dando margem a "ganchos".
A propósito, gostei de saber que o Edson, seu namoradinho e colega de turma de colégio, ficou impressionado com as informações que recebeu a respeito da gramática do esperanto, a ponto de revelar que pretende aprendê-lo. Eu já simpatizava com esse moleque, por achá-lo parecido com o "cracão" Athirson, integrante (pelo menos até o presente momento) do glorioso Flamengo F.C. Agora, então, sabendo-o inclinado a estudar o esperanto, o rapazinho subiu de vez no meu conceito.
Falando sério: As razões que levam uma pessoa a interessar-se pelo aprendizado do esperanto são as mais variadas possíveis. Depende muito das circunstâncias em que for apresentado ao assunto e dos seus gostos, tendências e hábitos pessoais. Assim como há quem sinta grande prazer em solucionar desafios matemáticos, palavras cruzadas, charadas e um enorme número de variados testes e jogos, há quem se delicie com a construção de poemas, com o adequado emprego de palavras e de frases ,na própria língua ou em línguas estrangeiras, há também os que ficam maravilhados com a simplicidade, com a lógica, com as possibilidades que o esperanto encerra. Há os que vêm no conhecimento do esperanto uma forma de penetrar diretamente na cultura de outros povos , sem depender da existência de publicações produzidas por terceiros, nos idiomas que nos são praticamente impostos. Há os que vibram em participar do movimento esperantista, pela satisfação de estarem contribuindo para a construção de um mundo melhor, facilitando a compreensão recíproca de povos de línguas diferentes. Como diria o grande xará : "Tudo vale a pena , se a alma não é pequena". De minha parte, tenho feito o possível para aumentar o número de participantes desse movimento. Os resultados não são imediatos. O avanço é lento,mas os prazeres que sentimos no decorrer do processo de divulgação do esperanto são compensadores. Vou dar apenas um exemplo:
Em 1955 a cidade do Rio de Janeiro sediou o 3° Congresso Mundial Eucarístico Esperantista, cujos trabalhos foram organizados pelo padre chinês J.B. Se-chien Kao, o qual, depois de visitar o Brasil por três vezes, acabou permanecendo no Rio de Janeiro , por 8 anos. Não sei como, mas fiquei sabendo que o Padre Kao, além do esperanto, falava fluentemente o francês, língua que a sua bisavó Noemï também dominava e lecionava. No auge do meu entusiasmo pelo recém aprendido esperanto e depois de poucas e boas conversas com a minha saudosa mãe sobre a excelência dessa língua, resolvi convidá-la para uma visita ao Convento Santo Antônio, onde teríamos a oportunidade de conhecer o Padre Kao e de praticarmos, ela , o francês e eu, o esperanto. Para uma mulher inteligente , católica fervorosa, sempre disposta a conhecer coisas novas , não haveria melhor oportunidade do que esta. Lá fomos nós. Foi uma tarde maravilhosa. Ganhei uma nova colega de estudos! Guardo até hoje uma foto em que essa adorável "colega" aparece com um véu preto sobre a cabeça, participando de uma das cerimônias religiosas do citado Congresso Eucarístico. Passados alguns meses, no início da minha carreira profissional, já servindo em Campo Grande, atual Mato Grosso do Sul, novas alegrias: a troca de correspondência em esperanto, com a própria mãe ! Agora, uma confissão: O que mais me comovia ao ler as cartas que ela me enviava eram as citações de belíssimos textos extraídos de obras publicadas em esperanto, porém psicografadas ou escritas por autores espíritas. Criatura extremamente bondosa, tolerante, compreensiva, isenta de preconceitos ! Que exemplo!

Recado para o Edson:
Não deixe de fazer uma visitinha ao sítio http://www.npoint.com.br/sementeira que está merecendo uma atualização , mas que contém algumas informações bem interessantes.
Em matéria de curso, sugiro que visite a seguinte página , construída pelo amigo Carlos Pereira, de Rondonópolis-MT http://www.cursodeesperanto.com.br . Você vai ficar surpreso com a qualidade do material apresentado.

Um beijão do vô
Fernando

Recado para o Alexandre, redigido em 03.05.2006: Estou me lembrando das gozações que fizeram com você, numa daquelas idas à Angra dos Reis. Um dos seus fiéis amigos, " mui amigo", não parava de provocar recordações do Edson. Não é o meu caso, pois estou apenas reproduzindo um texto escrito em 12.02.2003. Para limpar a minha barra, devo acrescentar : " A Talita é uma garota de sorte; até hoje, só teve como namorados gente finíssima!".

FJGM