Aviso aos navegantes desta galera.


Ótimas Notícias:
1.Depois de longo período inativo, nosso computador já está recuperado!!!
2.Apesar desse longo período de inatividade, o blog www.esperantoforadatoca.blogspot.com foi incluído no rol dos concorrentes que participarão da 2ª fase do concurso TopBlog2010,na categoria COMUNICAÇÃO( pessoal).
Detalhe: na lista, em ordem alfabética, dos selecionados,procurar dentre os que começam com as letras "www".



Estou em plena fase de recuperação. Só estou apanhando no uso do lap top. Daí, provisoriamente, não poder responder as mensagens dos queridos amigos.

04 maio 2006

SENTA AÍ, TALITA ! ( Um verdadeiro tipo de soldado)

O texto abaixo , cuja grafia original acha-se integralmente respeitada, foi transcrito da publicação "MARTE "- ANNUARIO ILLUSTRADO DO EXERCITO E DA ARMADA-1°VOLUME - 1908.
Trata-se de um precioso documento que me foi dado há muito tempo pelo Paulo , irmão já falecido, querido de todos nós e, em especial, de todos os sobrinhos.
FJGM

Um verdadeiro typo de soldado

"Le métier de la guerre comme on pourrait le craindre,
si l' expérience ne nous instruissait pas,
ne tend nullement à dégrader et a rendre féroce celui qui l' exerce;
au contraire il tend a le perfectionner"

Como divérge este conceito de J. DE MAISTRE da opinião d'aquelles para quem a função militar se apresenta sempre como o exercício dos mais cruéis instinctos da humana ferocidade!
Para esses, victimas inconscientes de uma entidade morbida prestes a ser inscripta nos tratados de pathologia, os exercitos nada mais são senão machinas de morticinio, e o soldado - o semeadôr do luto e da orphandade, o sacerdote horrífico da desolação, a féra insaciavel de vidas e de sangue. Debaixo do uniforme, acreditam esses pobres miliphobos, não pulsam corações bem formados, não existem sentimentos de bondade.
Entretanto, como são erroneos taes juizos, a historia o demonstra de módo formal, esmagadôr .
Quasi falsos quando se referem a soldados de nações conquistadôras, erradissimos são, concernindo ao soldado brasileiro, cidadão de uma patria onde a guérra, por via de régra, tem tido sempre a justifical-a o direito sacrosanto da legitima defeza, e que de sua carta magna riscou a hypothese odienda da conquista.
Certamente, individuos tem havido e existirão ainda, aqui e alhures, para os quaes a farda sérve somente de relêvo a vicios e torpezas.
Deshonram-n'a.
Aviltam-n'a.
Seria, porém, errar, e mui erradamente, pretender erigir taes miseraveis em estalão e por elles querer avaliar um exercito qulquér.
Por felicidade, a gente d'esse jaez é muito pouco numerosa.
A mór parte, procura com afan, nos limites da capacidade moral e intellectual de cada um, satisfazer ás qualidades caracteristicas que déve ter o soldado moderno e principalmente o soldado brasileiro: dedicação absoluta ao dever militar e bondade de coração. Aquella é em synthese a representação das virtudes profissionaes, esta a crystallisação dos predicados do soldado digno, no trato com os seus camaradas, com os concidadãos civis e com o inimigo vencido.
Semelhantes qualidades, inaccessiveis a almas pequeninas , tem passado como uma herança abençoada das gerações de outr'ora para as de hoje, apezar de hiatos, cumpre reconhecel-o por amôr a verdade, que a intolerancia politica, servida por paixões vilans, tem produzido em todas as nações.
***
E haverá entre nós, no momento actual, quem satisfaça ás qualidades caracteristicas apontadas? Perguntará o leitor de si para si.
Mercê de Deus, varios exemplos poderia citar. Não é meu intuito, porém, fazer d'estas linhas uma carta de nomes. Por isso lembrarei apenas o de um dos mais estimados generaes do nosso exercito.
E si me fôra mistér justificar a razão de ser d'estas linhas, collocando-as sob a égide de um d'esses nomes, que despertam o acatamento universal, bastaria transcrever este pensamento de Vauvenargues: " C'est une maxime inventée par l'envie, et trop légèrement adoptée par les philosophes, qu'il ne faut point louer les hommes avant les mort. Je dis au contraire que c'est pendent leur vie, qu'il faut les louer, lorsqu'ils ont mérité de l'étre."
Demais, o cidadão de quem me vou occupar está afastado dos cargos em cujo exercicio poderia, si lhe fosse outra a estructura moral, recompensar thuriferarios, pois , em bôa hora, a presidencia da republica o levou para o mais alto tribunal militar do paiz. E ahi, como nas multiplas funções administrativas e de commando que a sua capacidade illustrou, servirá a patria como vem fazendo ha uns oito lustros com a maior dedicação e competencia.
Refiro-me ao General José Maria Marinho da Silva.
As minhas palavras, creio firmemente, taduzem os sentimentos de todos os que tiveram a ventura de servir sob as ordens d'esse estimadissimo chefe.
Desde a campanha do Paraguay, para a qual marchou como voluntario com menos de 17 anos, e onde por sua bravura conquistou a promoção ao primeiro posto do exercito, até ao elevado gráo da hierarquia militar em que se acha, tem sido sempre, para servir-me da concisa expressão ingleza : the right man in the right place.
De sua dedicação ao deve militar é testemunho a fórma como sempre desempenhou as commissões que lhe foram confiadas.
Instructor de cavallaria da Escola Militar da Praia Vermelha, cargo para o qual foi nomeado mediante concurso ( procésso há muitos annos eliminado, infelizmente, das nórmas da administração militar) , não restringio a sua actividade a execução mais ou menos tibea do programma escolar, como é de costume fazer-se, mas havendo notado quão deficientes erão os regulamentos de BERESFORD e BARBACENA, então em uso, organisou por iniciativa propria um projecto de instrução para aquella arma, mandado adoptar no exercito em Agosto de 1889, e ao qual, no dizer da commissão que sobre elle deu parecer, é de per si bastante para fazer a reputação de um official.
Commandante do 6°districto militar, em uma epoca na qual estavam ainda vivos os odios nascidos da revolta federalista e a guarnição trabalhada pelas intrigas da politicagem, procedeu tão imparcialmete, que ao deixar esse cargo, unanimes foram as manifestações de reconhecimento, oriundas da certeza em que estavam os rio-grandenses de lhe deverem, em grande parte, o não ter ressurgido a guerra civil.
Como inspector de varios corpos, a sua acção não tagenciava apenas os problemas concernentes a instrucção, a administração, a disciplina: procurava resolvel-os á luz da grande experiecia que tem das cousas profissionaes.
O que fêz como commandante do 4° districto militar foram serviços de alta monta, cuja excellencia não teve tempo ainda de cahir em olvido.
Embóra julgue ocioso lembral-os, recordarei, contudo, para dar uma idéa da sua orientação, uma d'entre as muitas medidas cuja adopção propoz em seus relatorios, as quaes, si houvéssem sido postas em vigor, concorreriam para melhorar a situação do exercito, collocando-o em condições de mais efficientemente cumprir a sua função civica.
Quéro lembrar o que solicitou quanto a tão necessaria acquisição em cada districto de um campo de instrucção, com area sufficiente para nelle manobrar, marchar e acampar uma divisão e fazer exercicios de tiro de guerra.
Documentar a bondade de coração do general Marinho, bondade que não exclue o rigor a empregar contra quem se arréde do bom caminho, é problema cuja unica difficuldade consiste na affluencia de factos comprobatorios.
Quando instructor da Escóla da Praia Vermelha, era o seu lar o prolongamento do lar de todos os alunnos, e, para muitos d'elles, orphãos ou separados de seus progenitores, o unico ponto onde recebiam as reacções salutares da familia.
E quantos, quantos não encontraram na bolsa parca do Capitão Marinho desinteressado auxilio e, no seu coração opulento, carinhos e bem querer!
Assim procedeu sempre, porque sua bondade se não caracterisa pela fórma passiva de não praticar o mal, porém pela fóma activa de impedil-o e de praticar o bem.
E foi, por isso, que,quando o dever militar o mandou, por occasião da revolta de Setembro, aos sertões do Paraná, longe de proceder como outros que andaram maculando as armas da Republica com atrocidades infames, agio com toda a humanidade, salvando a vida de muitos brasileiros préstes a serem victimados.
No exercicio do cargo que por ultimo occupou nesta capital, era de ver o interésse carinhoso com que procurava minorar o soffrimento dos soldados, em lévas arrancados, pelo beriberi e pelo impaludismo, aos batalhões estacionados no 1° districto militar, mostrando, mais uma vez, que para elle, o simples soldado não é apenas uma unidade a considerar no calculo dos effectivos de que dispõe o general, mas um concidadão, um irmão d'armas.
***
E assim, a traços largos, fica nestas linhas debuxado um typo de soldado digno de imitação.
(a)CAPITÃO R.SEIDL