Aviso aos navegantes desta galera.


Ótimas Notícias:
1.Depois de longo período inativo, nosso computador já está recuperado!!!
2.Apesar desse longo período de inatividade, o blog www.esperantoforadatoca.blogspot.com foi incluído no rol dos concorrentes que participarão da 2ª fase do concurso TopBlog2010,na categoria COMUNICAÇÃO( pessoal).
Detalhe: na lista, em ordem alfabética, dos selecionados,procurar dentre os que começam com as letras "www".



Estou em plena fase de recuperação. Só estou apanhando no uso do lap top. Daí, provisoriamente, não poder responder as mensagens dos queridos amigos.

12 abril 2008

Noticiário Esperantista (semana de 6 a 12/04/2008)

Noticiário Esperantista (semana de 6 a 12/04/2008)

Fabiano Henrique

Esperantista é convocado para trabalhar nos Jogos Olímpicos

Alheio aos protestos pela emancipação do Tibet, um esperantista inscreveu-se como voluntário para os Jogos Olímpicos de Pequim. Conforme informou o site Libera Folio, Zhong Sheng, de 52 anos, decidiu colaborar na organização do evento. Para tanto, declarou no ato de inscrição que o esperanto é sua língua de trabalho. Autoridades da província de Jiang entraram em contato com o voluntário, que ficou surpreso ao receber a notícia de sua convocação. Zhong Sheng irá trabalhar no local das competições de esgrima. O fato causou grande repercussão na comunidade esperantista chinesa, motivando a criação de uma campanha de divulgação do idioma durante as Olimpíadas.

Congresso Brasileiro de Esperanto é tema de entrevista na Polônia

O esperantista brasileiro Wandemberg Ribeiro Morais foi entrevistado no programa radiofônico Varsovia Vento. O principal assunto da conversa foi o congresso brasileiro de esperanto deste ano. Wandemberg, que é presidente da comissão organizadora do evento, aproveitou a oportunidade para convidar o público ouvinte para visitar a capital cearense, a fim de participar do conclave. A íntegra da entrevista pode ser ouvida no endereço
www.viavento.republika.pl/esperante.htm.

Jornal carioca divulga o esperanto

O jornal O Sol Nascente, do Rio de Janeiro, estampa mensalmente a coluna Esperanto em Marcha. Assinaturas e informações pelo telefone (21) 2404-1791 ou pelo correio eletrônico
osolnasc@uol.com.br.

Heróis invadem revista de esperanto

Foi anunciado o lançamento da edição deste mês da revista Brazilei. O periódico é editado pela seção brasileira da Liga Internacional de Professores de Esperanto. O destaque da capa é a matéria sobre a invasão dos heróis de histórias em quadrinho. Encomendas e informações no endereço www.ileibr.org.

Cidade italiana utiliza oficialmente a língua internacional

Mais uma cidade adota a língua internacional. A Prefeitura Municipal de San Vittore del Lazio, na região central da Itália, anunciou a publicação do site oficial em esperanto. O trabalho de tradução foi realizado pelo esperantista Giuseppe Valente. No portal estão disponíveis informações institucionais, econômicas e culturais sobre a cidade. O endereço é www.prolocosanvittore.it.

Portal divulga jogos e passatempos em esperanto

Um site com jogos e passatempos em esperanto: essa é a proposta do portal Pepere. Desde 2004, mais de 30 mil pessoas acessaram a página, que acabou por se tornar uma comunidade fãs e amigos. São utilizadas 27 línguas, dentre as quais o idioma criado por Zamenhof. O portal está localizado no endereço www.pepere.org.

Coral completa 25 anos divulgando o esperanto

O grupo musical COROUDEB completou 25 anos de atividades. Idealizado pelo comunicador Givanildo Costa, o coral tem como meta divulgar o tríplice ideal Evangelho-Espiritismo-Esperanto. O ponto alto da carreira foi o lançamento do CD La Espero, com canções em português e na língua internacional neutra. A passagem do jubileu de prata foi comemorada no último domingo, dia 6 de abril, no bairro carioca de Padre Miguel. Mais de 100 pessoas compareceram. Diversos artistas do movimento espírita fluminense marcaram presença.