Aviso aos navegantes desta galera.


Ótimas Notícias:
1.Depois de longo período inativo, nosso computador já está recuperado!!!
2.Apesar desse longo período de inatividade, o blog www.esperantoforadatoca.blogspot.com foi incluído no rol dos concorrentes que participarão da 2ª fase do concurso TopBlog2010,na categoria COMUNICAÇÃO( pessoal).
Detalhe: na lista, em ordem alfabética, dos selecionados,procurar dentre os que começam com as letras "www".



Estou em plena fase de recuperação. Só estou apanhando no uso do lap top. Daí, provisoriamente, não poder responder as mensagens dos queridos amigos.

05 maio 2006

SENTA AÍ, TALITA ! (Nascimento de uma amizade)

NASCIMENTO DE UMA AMIZADE

Antes que o meu amigo Eurípides, a quem devo os maiores agradecimentos pelo incentivo à realização deste livro, torne a me escrever cobrando a ampliação de informações sobre a adorável colega mencionada páginas atrás, apresso-me em esclarecer o seguinte: Há tanto o que falar sobre a nossa querida mãe Noemï, que nos pareceu mais conveniente não esgotar em único capítulo tudo o que gostaríamos de dizer a seu respeito. As informações serão fornecidas em doses homeopáticas. Enquanto isso não ocorre, falemos sobre o nascimento de uma amizade.

No dia 2 de janeiro deste ano ( 2003) recebi uma mensagem eletrônica de um professor de matemática de S.José do Rio Preto-SP, solicitando informações sobre a possibilidade de ser obtida uma cópia da obra (esgotada) " A ARTE DE SER UM PERFEITO MAU PROFESSOR, de Malba Tahan, a que me refiro no artigo "Hillel, um sábio professor". Depois de antecipados agradecimentos, identificação e telefone para contato, o autor da mensagem, Prof. Eurípides A. Silva , acrescentou o seguinte: " PS. - Tive a honra de ter sido aluno do Prof. Benedicto Silva (esperantista que o senhor menciona no seu artigo) quando aluno do científico (em 66), na cidade paulista de Monte Aprazível."
O contentamento pela favorável repercussão do tal artigo, publicado inicialmente no Diário de Petrópolis, em 10 de julho de 1999; a amabilidade do leitor Eurípides e a coincidência de ter ele sido aluno do prezado coidealista Benedicto Silva, fizeram com que eu não resistisse a um imediato telefonema para S.José do Rio Preto e iniciássemos uma agradável troca de informações. Posso dizer, que a partir do contato telefônico, passamos a nos considerar como se fossemos amigos de velha data. A cada troca de correspondência, continuamos descobrindo novas coincidências relacionadas a interesses , hábitos, atividades e amizades comuns. Por enquanto somos apenas amigos virtuais , mas já nos conhecemos o bastante para desejarmos alimentar indefinidamente a camaradagem que nos une.
Lendo a seguinte reação ao meu telefonema, vocês verão que não estou exagerando:
"Você não imagina a satisfação que me causou sua ligação. Sobretudo pelo seu idealismo em prol da educação. (Também tive a oportunidade de criar colunas semanais em jornais aqui de S. J. do Rio Preto e região, procurando vulgarizar desmistificar a Matemática; Malba Tahan será sempre um modelo a seguir). Hoje, aposentado pela UNESP, ainda leciono em uma universidade de R. Preto e em uma faculdade de Catanduva.......... Saber que você é espírita só aumentou minha admiração, sem falar no respeito pelos esperantistas. (Além do Prof. Benedicto Silva, aqui em R. Preto, tenho um amigo esperantista em São Carlos (SP), professor da USP, que possivelmente você conhece: José Carlos Cintra.) Infelizmente, ainda não pude me dedicar ao Esperanto; espero fazê-lo antes de desencarnar...
Fernando, faço votos para que continuemos nos comunicando. Se conseguir algum resultado sobre o livro de Malba Tahan dê-me a honra de uma ligação ou e-mail. De resto, desejo-lhe um feliz 2003, junto aos familiares, com muita saúde e muita paz.
Prof. Eurípides A. Silva."

Em junho de 1997, estive pela primeira vez em S.J. do Rio Preto . Fomos visitar nosso filho caçula, Luís Eduardo , Heloisa e a dupla do barulho (Dudinha e Betina), que haviam mudado para aquela cidade. Não poderia perder a ocasião de conhecer pessoalmente o conceituado Prof. Benedicto Silva, esperantista de primeira categoria. Recebido em sua própria casa, lá permaneci por algumas horas.(Neste momento, uma luz vermelha imaginária me alerta para ser breve, para respeitar os leitores; uma outra verde, indica: vá em frente, há quem aprecie detalhes) Resumindo: O Professor Benedicto falou-me da sua paixão pela filatelia; das suas viagens ao Japão , a convite de uma organização que utiliza o esperanto como veículo de divulgação de seus objetivos, a "Oomoto" ,
"uma 'nova' religião japonesa , com fundamento na cultura tradicional do Japão, com ritual xintoísta , cujos ensinamentos universalistas demonstram, entretanto , alto respeito pelas religiões de todos os povos". Falou-me, inclusive, das atividades que exercia como tradutor e redator da revista "Oomoto".
Fato curioso ocorreu quando o Prof. Benedicto abriu um grande arquivo de aço e de lá retirou alguns envelopes enviados por seus correspondentes, ornamentados com belíssimos selos comemorativos, oriundos de várias partes do mundo. Ao reconhecer no primeiro envelope a inimitável caligrafia de um velho amigo , surpreso exclamei: " Não me diga que esta carta é do samideano Werner Heimlich, de Soltau, Alemanha ! " E era. O Sr Werner foi um dos primeiros correspondentes que tive. Quando começamos a nossa troca de cartas, postais, revistas e fotos, ambos éramos iniciantes no aprendizado do esperanto. Como diria Malba Tahan, "já lá se vão 50 anos... !"

Quanto ao José Carlos Cintra, citado pelo Eurípides, o que tenho a dizer já havia sido publicado em artigo do dia 20 de novembro de 1999, no Diário de Petrópolis. Além de aparecer na página citada,
será aqui reproduzido , um pouco mais adiante, sob o título "Crer para ver".

E quanto A ARTE DE SER UM PERFEITO MAU PROFESSOR ? Bem, a primeira providência foi publicar uma nota em duas das listas de debates pela internet, mantidas por amigos esperantistas, expondo o nosso interesse em obter uma cópia do livro em questão. A resposta com a indicação de bibliotécas universitárias e livrarias que operam com livros usados (sebos) foi imediata.
Mais uma gentil reação do Eurípides: "Caramba, como são bem informados seus companheiros! Gente finíssima! Sou-lhe infinitamente agradecido pela solicitude e presteza. Já estou procurando contatar a Universidade referida pelo Jozefo."
Dias mais tarde, fui surpreendido com o recebimento pelo correio de uma cópia do livro " que havia emprestado a não sei mais quem e adeus...! " O autor da remessa só poderia ter sido o prezado Eurípides.
Aí está, como nasce uma amizade. Esperamos que no futuro possamos ler uma crônica escrita pelo próprio Eurípides, intitulada "Como nasce um esperantista." Interesse e dotes para aprender a língua neutra internacional não lhe faltam. Competência para escrever belos artigos, também não. Vejam, mais adiante, depois de "Hillel, um sábio professor" e de "Crer para ver", o que ele nos diz, em "Impulsividade em três tempos".

FJGM,17.02.2003
ANOTAÇÕES:
Meu caro Eurípides,
1. Não se esqueça que este é um rascunho do rascunho. Discordando de alguma abordagem feita, por favor, não faça cerimônias e entre com uma "liminar" sob a forma de e-mail, solicitando o impedimento da publicação do que julgar que não deva aparecer no livro.
2. Vexame: Só hoje percebi que estava digitando incorretamente o seu nome, escrevendo Eurípedes ao invés de Eurípides.
Abraços do
Marinho



Nenhum comentário: